La démocratie donne toute sa valeur possible à chaque homme, le socialisme fait de chaque homme un agent, un instrument, un chiffre. - Alexis de Tocqueville
18
Abr 10
publicado por António de Almeida, às 17:31link do post | comentar

-Com um Democrata na presidência dos EUA, Jimmy Carter, a revolução iraniana derrubou o governo do Xá Reza Pahlavi, o Ayatollah Khomeini subiu ao poder, instalando o execrável regime fundamentalista que ainda hoje governa a outrora fluorescente Pérsia. Ficou na História a patética tentativa de resgatar os reféns na embaixada americana, curiosamente Ahmadinejad era então um dos líderes estudantis sequestradores, beneficiando da complacência das autoridades teocráticas iranianas. Até que um Republicano, Ronald Reagan, voltasse a colocar as coisas no seu devido lugar. Novamente um Democrata ocupa a Casa Branca, o Irão está prestes a alcançar a energia nuclear para fins militares. Definitamente, o mundo pode não gostar dos Republicanos, mas com os Democratas no poder, fica um lugar infinitamente mais perigoso.


Os que consideram que todo o mal que veio ao mundo teve origem em Bush vão-te queimar vivo!
manuel gouveia a 18 de Abril de 2010 às 19:04

Essa leitura, para além de perfeitamente profuntória, ignora por completo que os problemas com o enriquecimento de urânio no Irão são bastante anteriores ao Obama e que o próprio Bush à estratégia actual só acrescentava uma retórica mais agressiva. Enfim, Este post só confirma mais uma vez que tentar apreender problemáticas complexas através de fórmulas muito simples é, por norma, tão útil como um gameboy para um urso.
João do Lobo a 18 de Abril de 2010 às 21:41

Lembro-me de há alguns anos, o mercado livreiro ser dominado por um best-seller intitulado « Não Há Coincidências »...
Cristina Ribeiro a 18 de Abril de 2010 às 23:37

Caro António, não partilho minimamente esta opinião. Se formos por esse caminho então a culpa dos atentados terroristas do 11 de Setembro foi única e exclusivamente dos republicanos, que no tempo de Reagan armaram Bin Laden (na altura em guerrilha contra a União Soviética) e que no tempo de Bush "esqueceram-se" de o desarmar!
Renato Seara a 19 de Abril de 2010 às 13:37

Nem vou por aí, mas Bin Laden apenas ganhou importância durante a era Clinton, no tempo de Reagan ainda vivia na Arábia Saudita, não confundir com as guerrilhas afegãs, múltiplas, incluindo os talibãs, mas também todas as outras tribos que compunham a Aliança do Norte, essas sim, armadas pelos EUA. O resto são factos históricos.

mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
17


25
30


comentários recentes
comunismo=fascismo
Gostam de falar sobre os mamarrachos mas esquecem ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
A Censura anda muito activa nos comentários dos bl...
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
arquivos
links
blogs SAPO