La démocratie donne toute sa valeur possible à chaque homme, le socialisme fait de chaque homme un agent, un instrument, un chiffre. - Alexis de Tocqueville
03
Jun 09
publicado por António de Almeida, às 10:06link do post | comentar

   -Valha-nos Angela Merkel para nos livrar dos delírios populistas de Sarkozy, Berlusconi, Sócrates ou Zapatero, entre outros, os bancos centrais devem continuar independentes do poder político, o que naturalmente inclui o BCE. Uma crise que começou com o crédito demasiado baixo, não se resolve com mais crédito, seria como tentar apagar um fogo com gasolina.

tags:

É uma Senhora.
E a maiúscula não é lapso de digitação.
Margarida a 3 de Junho de 2009 às 11:38

Nesta altura de crise possui a voz da razão, não entrando em desvarios. Os alemães aprenderam com a História.

Eu não tenho razão para gostar dos alemães??:)
Blondewithaphd a 3 de Junho de 2009 às 16:30

A Alemanha sabe como ninguém o perigo da inflação demasiado alta.

A crise não começou com o crédito barato. Tu sabes isso. A crise começou com o risco "mal avaliado" por parte de banqueiros gananciosos e sem escrúpulos Os pobres não desencadeiam as crises, apenas são as suas vitimas.
manuel gouveia a 3 de Junho de 2009 às 17:43

-O risco mal avaliado esteve na origem da descida dos juros, o resultado está aí, atingindo pobres e ricos, como bem sabes.

O risco existe sempre independentemente do valor da taxa. Tu é que ideologicamente não pode conceber a ganância e a imoralidade quando se trata dos privados!

Nada tem que ver com ideologia, as taxas sobem e descem com normalidade, quando ocorre alguma anormalidade, provocam-se efeitos colaterais muitas vezes indesejáveis. Os juros estiveram baixos em grande parte por opções políticas, são as políticas que estão na origem da crise, e não apenas a ganância, ainda que tenha existido má gestão e até crimes financeiros, mas já numa fase posterior, quando tudo se mistura. Não queres que te explique outra vez o que era a Fannie Mae e o Freddie Mac, certo? Lembra-te das razões políticas, que tinham por objectivo proporcionar que pessoas com menos condições, possuissem casa própria. O mercado é tramado, mas ele regula-se mesmo, acredites ou não, e sempre que alguém intervém na economia provoca estragos mais à frente.

O problema não é o das taxas de juro baixas, mas das baixas taxas de lucro dos bancos... essa é que é a verdadeira ameaça que pende sobre nós: o ressurgir da ganância (privada)!

Estás a desconversar, para mais sabes que fui contra os bailout, e também contra linhas de crédito bonificadas, por passarem através dos bancos, que naturalmente assimilavam parte das verbas com subidas de spread. Por isso defendi sucessivamente uma descida de impostos. A questão ultrapassa em muito os Bancos, mas queres escolher apenas um alvo...

Estás a ser mauzinho! Eu já apontei o Abud!

...hmmm..
' Os pobres não desencadeiam as crises, apenas são as suas vitimas.'
Não contribuem, com o desejo acicatado de ter, de consumir além da sua real capacidade?
São tanto vítimas quanto algozes de si mesmos, quando negligenciam a realidade 'de casa' para olharem a 'do mundo' -encandeados - que cuidam ser alcançável e 'de direito'.
Às vezes, nem todos podem ter direito a tudo. Ou não de uma vez só, Ou talvez não em certas alturas.
A crise que os banqueiros e quejandos potenciaram, ao atribuir possibilidades a quem, efectivamente, as não podia/devia obter, também teve, do outro lado, a mole humana de ambiciosos por ideias que não passavam de quimeras.
Onde a razão, a parcimónia, a humildade e o recato consumista?
É que fazem falta.
Nota-se.
Pelo que 'apenas' pode ser perigoso...
Como 'sempre'.
"Devagar se vai ao longe" é um bom princípio.
"Quero, posso e mando", se calhar, não.

Os pobres são tramados! Eu até acredito que o Abu, que morre de fome, dobrado sobre a sua barriga da água, foi um dos principais responsáveis e nunca os executivos de Wall Street.

Foi a imoralidade dos pobres, malandros, que não só espalham a sida como despoletaram a crise!

Não foi nada disso que escrevi. E não é necessário espremer-se a boa fé para lá chegar.
Seria um atestado muito redutor. Para ambos.
Mas se a clarividência só pende para um lado, nada a fazer.
Passar bem.

O Abu incomoda.

Aqui, o Abu é um erro de casting.
Incomodam as Marias e os Manéis que não têm forma de pagar os créditos que contrairam Impensadamente, 'seduzidos' pelo malquisto "capital".
Tadinhos.
O Abu tem a minha solidariedade, mas ele, pobre mil vezes e até expirar, almeja a pão e água, não a condomínios fechados, plasmas, cinco telemóveis por lar e carros topo de gama a prestações.
E férias.
Em Cuba. Esse paraíso...
Tem a certeza de que quer prosseguir por aí?
Pobre Abu, sempre usado...

Somos todos um erro de casting e temos demasiado do Abu dentro de nós que até assusta.
Somos vitimas de um sonho que nos prometeram.

... now we're talking...

Manuel, isto não é uma questão de pobres e ricos, nem sequer de criminosos, mesmo Madoff apesar de representar uma mega-fraude, não tinha por si só a capacidade sistémica de arrastar a economia mundial. A origem foi mesmo o subprime, a partir daí foi uma espiral, para perceberes a origem tens de perceber o subprime, e tanto houve más avaliações em casas de pobres como mansões de ricos, é uma questão de escala, mas todos foram apanhados. Apenas por má-fé podes argumentar que os ricos não estão a ser afectados, porque estão, todos, ricos, remediados ou pobres.

Essa do Subprime já ninguém fala nisso! É demasiado ridículo acreditar que foram os miseráveis que acabaram com o mundo!

Em primeiro lugar ninguém acabou com o mundo. Obviamente que já ninguém fala no subprime, a origem do problema não significa que o mesmo não siga outros caminhos. Acredita que a crise irá ser ultrapassada, mas não como gostariam os políticos socialistas, emitindo eurobonds para continuar o regabofe, que permitiriam alguns gastar o que todos teriam depois de pagar.

A crise será vencida com ordem sobre a ganância indiscriminada! Deixa lá os socialistas, acredita que não comem criancinhas!

mais sobre mim
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





comentários recentes
comunismo=fascismo
Gostam de falar sobre os mamarrachos mas esquecem ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
A Censura anda muito activa nos comentários dos bl...
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
arquivos
links
blogs SAPO