La démocratie donne toute sa valeur possible à chaque homme, le socialisme fait de chaque homme un agent, un instrument, un chiffre. - Alexis de Tocqueville
25
Abr 09
publicado por António de Almeida, às 13:00link do post | comentar

    -Durante as operações militares que derrubaram o governo de Marcelo Caetano, o povo de Lisboa saiu à rua, mesmo sem ter ainda percebido o rumo do golpe, em rigor nem sequer o sucesso do mesmo, farto que estava do regime, qualquer outra coisa só poderia ser melhor. Logo no próprio dia a constituição da Junta de Salvação Nacional mostrou as contradições insanáveis que haveriam de conduzir Portugal a dois anos desastrosos, dos quais apenas conseguimos recuperar decorrida mais de uma década. A liberdade foi o primeiro valor a ser conquistado, mas foram anunciadas algumas intenções como democratizar, descolonizar e desenvolver, que passariam à História como os 3 D's. A descolonização, o primeiro dos objectivos cumpridos foi um total desastre, com as antigas colónias a serem entregues a partidos marxistas que resultaram em regimes déspotas, não existindo hoje um único que possa ser apontado como verdadeiro exemplo de sucesso, por culpa dos governantes africanos é certo, mas também da forma como o processo foi conduzido em Portugal, que não assegurou eleições livres em nenhum dos territórios. A Democracia tem vindo a sofrer uma evolução ao longo das décadas, é impossível comparar o país em que vivemos com o Portugal atrasado de 1974, mesmo os críticos do actual governo, entre os quais me incluo, não se podem esquecer que na altura a crítica pura e simplesmente não existia. Hoje a questão está longe de ser democratizar, e sim procurar o seu aperfeiçoamento, que está longe de ser uma realidade na Justiça e na Educação, a classe política não goza de grande credibilidade na opinião pública, o desenvolvimento passados 35 anos está longe de poder ser considerado um objectivo atingido, agravado pela conjuntura que atravessamos, para a qual o Presidente da República fez hoje no seu discurso uma chamada de atenção que deverá ser ouvida e levada em consideração pelos partidos.


Pela sua actualidade aqui deixo estes versos:

Que o poema seja microfone e fale
uma noite destas de repente às três e tal
para que a lua estoire e o sono estale
e a gente acorde finalmente em Portugal.

(Manuel Alegre)
Jorge C. Reis a 25 de Abril de 2009 às 14:10

Muitos ainda dormem.

Cabo Verde é um exemplo de sucesso, mas como em tudo, mais por mérito próprio do que da descolonização. A descolonização foi só Portugal de forma atabalhoada por-se a par da história, com o nosso habitual atraso e falta de visão.
manuel gouveia a 25 de Abril de 2009 às 15:00

Cabo Verde e São Tomé são casos particulares, mas o desenvolvimento de Cabo Verde é posterior

Sim, Cabo Verde sobre desenvolver-se por mérito próprio, devíamos de aprender com Cabo Verde, em particular, quando recebemos milhões da Europa!

Visite: http://protejainternet.blogspot.com obrigado
protejainternet a 25 de Abril de 2009 às 15:46

Nasci já depois do 25 de Abril, mas como sempre tive uma curiosidade por história e por política estudei, há uns anos, umas coisas sobre o 25 de Abril e percebi que, ao contrário do que muita esquerda quer fazer passar, que aliberdade foi conquistada, ali foi o princípio de uma conquista, que só foi consumada com o 25 de Novembro, quando o país ficou livre de toda e qualquer ditadura. Após isso muitas asneiras foram cometidas, mas apenas por esta liberdade de me exprimir valeu a pena. É hoje porém urgente haver um restauro, um restauro de regime. Acontece que após o 25 de Abril e o 25 de Novembro, o nosso país rumou no caminho de se tornar numa democracia de partidos. Porém, um outro golpe silencioso, substituiu, terminou com a nossa democracia, substituindo-a por uma ditadura dos partidos, uma partidocracia, que importa hoje denunciar e derrubar.
http://atexturadotexto.blogspot.com
Sérgio Bernardo a 25 de Abril de 2009 às 23:15

Concordo com muito do que afirma.

mais sobre mim
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
comunismo=fascismo
Gostam de falar sobre os mamarrachos mas esquecem ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
A Censura anda muito activa nos comentários dos bl...
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
arquivos
links
blogs SAPO