La démocratie donne toute sa valeur possible à chaque homme, le socialisme fait de chaque homme un agent, un instrument, un chiffre. - Alexis de Tocqueville
16
Abr 09
publicado por António de Almeida, às 14:30link do post | comentar

     -O Estado consome em despesa pública perto de metade do PIB. Falar em corrupção, ignorando as relações contratuais com o Estado nos diferentes níveis da administração, ou esquecer derrapagens nas obras públicas é tentar tapar o sol com a peneira. Pensando com os meus botões, imaginemos que um construtor paga luvas a um autarca para obter o licenciamento num qualquer projecto, adjudicando depois a obra em subempreitadas a diversas pequenas e microempresas que o vão construir. O levantamento do sigilo bancário servirá apenas para confirmar que os empresários, na sua maioria também trabalhadores, estão a efectuar correctamente os descontos para a segurança social dos cabo-verdianos e moldavos que trazem a trabalhar, mas não terá qualquer utilidade para detectar os ganhos do construtor e do autarca, que facilmente colocam o dinheiro a salvo. Igual princípio será válido para apanhar pequenos comerciantes, trabalhadores independentes, que terão as suas contas devassadas no dia em que comprarem um BMW, mesmo que depois fiquem dez anos com ele, ou comprem a casa dos seus sonhos que irá durar o resto da vida. Já os autarcas e demais boys colocados na administração pública, estarão a salvo desta política persecutória, uma vez que os seus rendimentos não declarados serão de prova bem mais difícil, para além de contarem com um aliado de peso, a lentidão e ineficácia do sistema judicial, que como todos sabemos não consegue obter uma única condenação nos casos que envolvem pessoas mais importantes. Não se iludam com falso justicialismo, o que está verdadeiramente em causa com o levantamento do sigilo bancário não é o combate à corrupção, mas sim possibilitar ao Estado arrecadar mais receita fiscal, tributando aqueles que ainda vão conseguindo escapar ao monstro. Cá estaremos para ver, implementada a medida um qualquer futuro ministro das Finanças reclamando ter apanhado mais uns quantos milhares de pequenos criminosos, quando poderia ser bem mais eficaz com poucas centenas que continuarão a escapar incólumes.

tags:

Surpreendente ingenuidade! Quebrem lá com o sigilo bancário e vamos a ver quantas borboletas não levantam voo!
manuel gouveia a 16 de Abril de 2009 às 16:10

António, olhe que isto até é bom. Para todos quantos vamos pedindo que o nosso PM (primeiro mentiroso) divulgue as suas contas bancárias, isto é um passo em frente.
Diogo Cordeiro Ferreira a 16 de Abril de 2009 às 18:57

-Temo que não sejam esses a verem as contas investigadas, mas o cidadão comum. De resto todos podemos ver levantado o sigilo bancário, é uma falsa questão, o problema aqui é a possibilidade de abuso.

O único problema é ter demorado tanto este levantamento.
Daniel João Santos a 16 de Abril de 2009 às 21:44

mais sobre mim
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
comunismo=fascismo
Gostam de falar sobre os mamarrachos mas esquecem ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
A Censura anda muito activa nos comentários dos bl...
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
arquivos
links
blogs SAPO