La démocratie donne toute sa valeur possible à chaque homme, le socialisme fait de chaque homme un agent, un instrument, un chiffre. - Alexis de Tocqueville
11
Dez 08
publicado por António de Almeida, às 18:08link do post | comentar

      -Há pouco mais de um ano a Venezuela rejeitou em referendo uma proposta de alteração constitucional de Hugo Chavez, apesar de tentativas de chantagem, ameaças num estilo de duvidosa democraticidade, a realidade é que o demagogo populista ainda não foi capaz de ludibriar a vontade popular expressa em votação livre. Mas por cá, na insuspeita, civilizada e democrática europa, bastaram apenas 6 meses para um povo ver ignorada a sua vontade expressa por esmagadora maioria. A República da Irlanda será mesmo obrigada a repetir o referendo sobre um tratado que não prestigia uma das mais belas cidades europeias. Por mim gostaria que os irlandeses mandassem novamente estes eurocratas às malvas, mas imagino que a partir do próximo ano a chantagem será vergonhosa, utilizando todos os meios possíveis e imaginários para condicionarem a vontade soberana dum povo livre.


Bem visto, votaram o dito tratado até o sim ganhar.

Somos uns europeus muito democratas, lá isso somos.
Tiago R Cardoso a 11 de Dezembro de 2008 às 19:23

No episódio da bandeira nazi no parlamento madeirense foi também voz corrente que a democracia estava a ser desprezada pelos dirigentes do governo regional (e, posteriormente, mal interpretada pelo PR). Agora, com este «vota até votares bem» imposto ao povo irlandês pela UE, a opinião repete-se. Em tese, concordo. Mas quer-me parecer que tudo isto, em verdade, cabe em democracia. Nada disto cai fora de uma democracia. A «soberania do povo» é puramente teórica. Ou, melhor, nem em teoria é verosímil.
André Campos a 12 de Dezembro de 2008 às 01:01

mais sobre mim
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





comentários recentes
comunismo=fascismo
Gostam de falar sobre os mamarrachos mas esquecem ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
A Censura anda muito activa nos comentários dos bl...
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
arquivos
links
blogs SAPO