La démocratie donne toute sa valeur possible à chaque homme, le socialisme fait de chaque homme un agent, un instrument, un chiffre. - Alexis de Tocqueville
25
Set 08
publicado por António de Almeida, às 12:19link do post | comentar

        -Existem registos de imagem, em tempos Álvaro Cunhal afirmou perante câmaras de televisão que Mikhail Gorbatchev não seria bem vindo na Festa do Avante, pela desgraça que em seu entender tinha provocado ao mundo, com a perestroika e a glassnost. Hoje no Avante, Roger Keeran e Thomas Kenny, explicam-nos que o crescimento económico da URSS começou a abrandar com Kruchov, e a traição da cúpula que levou á desagregação do império. Vale a pena ler na integra o artigo.


Ah, afinal o link era para uma obra de ficção científica!
Ferreira-Pinto a 25 de Setembro de 2008 às 17:56

-Mas com um toque humorístico meu caro.

Fui militante do PCP 10 anos após a implosão da Urss . No meu tempo ( Carvalhas), havia um certo recato e não haviam loas descaradas aos países de leste como acontece agora com JS e o " Avante". Perderam a vergonha. Parece estar na moda, dentro do PCP as saudades da Urss e satélites.
José Manuel Faria a 25 de Setembro de 2008 às 18:42

-Desconheço é se esta ortodoxia rende votos, ou provoca transferência para o B.E ., por sinal nos tempos que correm alvo de grandes ataques no Avante.

Esta ideia que vivemos no mundo das maravilhas por vezes deixa-me incredulo.
Se alguem deste blog nos poder dizer quais as maravilhas do sistema que vivemos no Mundo Ocidental ficarei agradecido. Ha muitas maneiras de repressao , por os olhos nos milhares de pessoas e muitas criancas que morrem todos os dias um efeito lateral deste sistema maravilhoso em que vivemos....
pjnsilva a 26 de Setembro de 2008 às 14:37

Respondo-lhe com a frase já gasta, a democracia é o pior dos sistemas, à excepção de todos os outros. Prefiro viver com dificuldades em liberdade, do que ter alguém a decidir o que julga ser melhor para mim.

O problema e que a realidade teima em mostrar, que os comunistas nao estao errados na sua analise. Alem que, se houve um partido que lutou em Portugal contra a ditadura, esse foi o PCP. Quanto ao resto e fumo para enganar o povo.
pjnsilva a 26 de Setembro de 2008 às 18:12

Alem que, se houve um partido que lutou em Portugal contra a ditadura, esse foi o PCP

-É um facto, mas não é menos verdade que também do interior do partido partia o colaboracionisno (denúncias) com a PIDE. No entanto foram sempre uma organização eficaz, mas que nunca recebeu o entusiasmo das massas. Na campanha de Delgado por exemplo, foram a reboque dos acontecimentos, numa 1ª fase olharam para ele com desconfiança, depois como uma mera oportunidade de derrubar Salazar. Foram completamente apanhados de surpresa pelo 25 de Abril, não perceberam quem estava com quem, provavelmente nem os militares revoltosos, apenas unidos na vontade de derrubar um regime podre. Para mais o PCP procurou numa fase, estabelecer uma ditadura em Portugal de cariz marxistas, após serem derrotados pelo voto, Vasco Gonçalves afirmou e cito no célebre discurso de Almada, "não vamos agora perder pela via eleitoral aquilo que nos custou a conquistar". É uma visão de democracia que nunca poderia considerar aceitável, e que espero esteja hoje erradicada do pensamento do PCP, mas os links do Avante, e os textos de Urbano Rodrigues, entre outros, no Resistir.info parecem apontar noutra direcção.

Nao me parece que os links indiquem coisas diferentes. Para quem passe os olhos no livro Alvaro Cunhal obras escolhidas, o veja o filme ate amanha camaradas da para entender perfeitamente que o PCP sempre esteve onde estavam e estao ao lutas dos mais desfavorecidos. E contra isto nada a dizer, e tambem nada a dizer que a analise do marxista do mundo contemporaneo esta correcta. Quanto ao facto da expressao eleitoral do PCP nao ser maior, esta mais relacionado com o desconhecimento das suas propostas e com 48 anos de fascismo. E com os media que silenciam as actividades do PCP. Enconte-me uma noticia positiva acerca do PCP nos jornais da praca portuguesa? Nas televisoes em Portugal?

Saude,

Paulo
pjnsilva a 26 de Setembro de 2008 às 21:56

-Meu caro, julgo que Jerónimo de Sousa até terá uma imprensa mais favorável do que por exemplo alguma vez Carlos Carvalhas dispôs. O PCP tem um problema, a sua ortodoxia, que não permite explorar positivamente o valor de alguns dos seus melhores quadros, Ruben de Carvalho ou Octávio Teixeira por exemplo, dispõem do tempo que quiserem, e existem televisões dispostas a pagar para ouvi-los, mas o problema do PCP foi sempre a fulanização , nunca gostaram de ver brilhar o individual em detrimento do colectivo, acabam sempre nivelados por baixo. Mas isso sou eu que penso, e nem sou comunista, por mim nem me interessa que desperdicem os melhores talentos que possuem, porque sem qualquer pudor afirmo, também os possuem.

mais sobre mim
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





comentários recentes
comunismo=fascismo
Gostam de falar sobre os mamarrachos mas esquecem ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
A Censura anda muito activa nos comentários dos bl...
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
arquivos
links
blogs SAPO