La démocratie donne toute sa valeur possible à chaque homme, le socialisme fait de chaque homme un agent, un instrument, un chiffre. - Alexis de Tocqueville
01
Set 08
publicado por António de Almeida, às 10:09link do post | comentar

        -A Soflusa, empresa de transportes cujo capital é detido na totalidade pela Transtejo, a qual por sua vez é uma empresa privada de capitais públicos, tal como outras empresas de transportes a operarem nas áreas metropolitanas, prestando serviços públicos em regime de exclusividade sem concorrência, está como outras á mercê da chantagem sindical. Não questiono o direito á greve, mas registo que nestas empresas os sindicatos detêm um poder do qual foram arredados, felizmente para o país, na generalidade dos sectores económicos, pois sabem que as empresas mesmo que deficitárias jamais poderão encerrar, o serviço que prestam á comunidade não poderá ser extinto, os postos de trabalho não serão ameaçados, o pagamento de salários não será colocado em causa, porque sendo os capitais públicos, existirá sempre o dinheiro do contribuinte, sem olhar a deficit ou dívida pública, para suportar os prejuízos que a irresponsabilidade sindical possa causar. O desplante é de tal ordem, que os maquinistas fazem greve num período, e os apanha-cabos no período imediatamente subsequente, por forma a prolongar a paralisação no mais descarado oportunismo, com total falta de respeito pelos utentes, sempre os mais penalizados nestas ocasiões. Fossem estas empresas privadas, que as regras do jogo não seriam bem as actuais, razão pela qual o PCP e o seu braço sindical CGTP, se opõem à privatização de empresas desde sempre. Sabem que tal significa inevitavelmente o fim da coutada.

 


António,

O seu comentário foi um dos mais belos que já li.

[obrigada]

E tu, continues aqui... dando sua opinião sobre Portugal esse grande país, de recursos e potencialidades, que com um pouco mais de esforço político é possível silenciar esses poucos que pretendem provocar o caos e a insegurança.


(a)braços,flores.girassóis
Lampejos a 1 de Setembro de 2008 às 15:38

acima de tudo há que ver que foram oferecidas as mesmas condições aos trabalhadores da Soflusa e da Transtejo mas só os da Soflusa não as aceitaram - sendo que os sindicatos são os mesmos nas duas empresas. Importa também ver que hoje, em Portugal, primeiro faz-se a greve e só depois se negocia. Vejam e aprendam com exemplos como o que foi dado pelos trabalhadores da Auto Europa que preferiram ver os salários diminuidos a perderem os postos de trabalho. Será que algum dos funcionários que está em greve na Soflusa esteve sem emprego ou teve alguem na familia desempregado durante um ou dois anos para perceber que o emprego é, cada vez mais, um bem a manter, mesmo que não se receba tanto como desejavamos?
Será que algum deles já ouviu, como eu ouvi, utentes da Soflusa a serem descompostos pelos patrões e pelos chefes, por chegarem atrasados ao trabalho por culpa das greves? e pessoas que responderam a anúncios de emprego e que não ficaram nas empresas porque viviam na margem sul e com as greves era um risco para os patrões.
Concordo com o direito à greve. Mas não concordo que se use e abuse e se prejudique os outros. Desculpe este comentário longo.
Pedra Filosofal a 2 de Setembro de 2008 às 10:33

Vejam e aprendam com exemplos como o que foi dado pelos trabalhadores da Auto Europa que preferiram ver os salários diminuidos a perderem os postos de trabalho

-Não tem de pedir desculpa. Os trabalhadores da Auto-Europa sabem que a empresa fechará se der prejuízo. Os trabalhadores da Soflusa sabem que o estado colocará mais dinheiro se a empresa der prejuízo, e ninguém será despedido. Simples!

mais sobre mim
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





comentários recentes
comunismo=fascismo
Gostam de falar sobre os mamarrachos mas esquecem ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
A Censura anda muito activa nos comentários dos bl...
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
arquivos
links
blogs SAPO