La démocratie donne toute sa valeur possible à chaque homme, le socialisme fait de chaque homme un agent, un instrument, un chiffre. - Alexis de Tocqueville
29
Mai 08
publicado por António de Almeida, às 09:54link do post | comentar

Procura de diálogo à esquerda junta socialista Manuel Alegre e Bloco

     -É muito bonito afirmarem-se de esquerda, apregoarem consciência social, clamarem contra políticas neo-liberais quando em Portugal nunca existiu nem existe sequer liberalismo, quanto mais neo, estar sempre no contra sem nunca apresentarem propostas concretas de governação alternativa. Ainda muito recentemente a ministra Ana Jorge ficou indignada com Teixeira dos Santos por este contratualizar um hospital privado para prestar um serviço público, mas a realidade é que tal só aconteceu porque uma entidade privada conseguem em Portugal obter lucro e ainda praticar um serviço mais barato do que o sector público. Este é apenas um exemplo, mas deixemo-nos de sonhos e encaremos a realidade, os amanhãs não cantaram nem irão cantar, vamos mas é trabalhar na modernização do país e no desenvolvimento económico, porque é daí que vivemos. A não ser que pretendam voltar aos tempos das nacionalizações e acreditar na construção do socialismo, mas expliquem-nos primeiro onde se inspiraram para seguirmos tal exemplo de desenvolvimento, porque não me ocorre nenhum país no mundo onde tais modelos economico-sociais tenham sido bem sucedidos. Se é apenas para continuarem o sonho, então continuem á vontade, todos gostariamos de viver num mundo perfeito, por vezes também sonhamos, depois acordamos e vivemos a realidade. É a vida!

tags:

Perguntou onde. Eu digo-lhe: Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia. São precisamente os países onde melhor se vive no mundo onde a carga fiscal é mais elevada e os serviços públicos têm maior peso na economia e na excelente qualidade de vida das pessoas. Retribuo-lhe a sua questão: que exemplos conhece de bem-estar social e melhoria da qualidade de vida das pessoas em países onde o neo-liberalismo tenha sido implementado? Eu não conheço nenhum. A "utopia" está aí.

Espero que não apague o comentário como de costume.
Lurdes Pina a 29 de Maio de 2008 às 11:20

Os países nórdicos não são socialistas, por lá não existe qualquer coisa parecida com o BE, nem lá perto. Descontando a Noruega (produtor de petróleo), que não quer nem ouvir falar de UE, os outros estão com problemas de financiamento, não por acaso a "flexisegurança" foi criada na Dinamarca. Quanto a neo-liberalismo, a palavra pressupõe novo, terá que me indicar qual é o país do mundo que aplica tal doutrina, aliás, pode começar por me esplicar o que é tal doutrina, conheço liberalismo, não conheço neo-liberalismo, assim como conheço socialismo, não conheço neo-socialismo, expressão que por vezes até emprego como gozo de resposta. Agora se por utopia entende desenvolvimento económico, então estamos de acordo, mas tenho sérias dúvidas que o PCP, o BE ou mesmo Manuel Alegre subscrevessem o modelo Dinamarquês, Sueco ou Finlandês. Islândia e Noruega são casos diferentes, muito especificos, mas longe de serem socialistas.

mais sobre mim
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9





comentários recentes
comunismo=fascismo
Gostam de falar sobre os mamarrachos mas esquecem ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
A Censura anda muito activa nos comentários dos bl...
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
arquivos
links
blogs SAPO