La démocratie donne toute sa valeur possible à chaque homme, le socialisme fait de chaque homme un agent, un instrument, un chiffre. - Alexis de Tocqueville
30
Dez 08
publicado por António de Almeida, às 09:12link do post | comentar
BLOGOSFERA
 


A blogosfera está cada vez pior. Ganhou todos os defeitos do jornalismo, quer os públicos, quer os de bastidores (que conseguem ser ainda piores que os públicos e hoje estão à vista nos blogues dos jornalistas) e nenhuma das qualidades. Está a tornar-se numa colecção de dichotes, pseudopiadas, ajuste de contas, e "bocas" que passam por ser opiniões. No geral é tudo muito mau, mesmo muito mau.

Pelas mesmas razões e com os mesmos personagens (na maioria jornalistas) a blogosfera politizou-se no pior sentido, de forma obscura e pouco transparente. Com escreveu César das Neves:

"O mais curioso é que, embora a imprensa escrita e falada seja intensamente opinativa, nunca se assume em termos políticos. Não existe em Portugal o alinhamento ideológico explícito de jornais e emissoras de referência que existe em todos os países. O público não é informado da orientação do meio que escolheu, porque todos dizem apenas a verdade. Todos os repórteres têm opinião, mas todos são isentos de orientações e partidarismos."


O blogue que eu mais leio continua a ser o Portugal dos Pequeninos. O que João Gonçalves escreve é muitas vezes irritante, tem o defeito de aceitar como válidas informações em segunda mão, - o que num blogue "pesado" ainda resulta mais errado ou injusto, - mas continua a ser das poucas e cada vez menos coisas legíveis na blogosfera.

De forma sistemática, leio o Da Literatura, o Mar Salgado, a A Terceira Noite, a Natureza do Mal e "vejo" o fworld.
 

 

     -O texto acima, publicado no  Abrupto no passado domingo, deixa bem claro que José Pacheco Pereira para além de considerar um lixo 99% por cento do que se escreve na blogosfera, também não nutre grande simpatia pela presença de jornalistas no meio. Sendo de prever que esta classe profissional esteja na sua maioria incluída no 1%, atrevo-me a pensar que este texto visava o Corta-Fitas, seguindo o raciocínio de JPP, ao excluirmos os jornalistas da blogosfera esta ficaria ferida de morte na já de si paupérrima qualidade, porque não restariam mais que meia dúzia de autores capazes de serem considerados mais do que lixo, o que equivaleria talvez apenas a umas poucas centésimas do muito que diariamente é publicado em blogues, uma verdadeira elite que poderia mesmo promover uma tertúlia, reunindo depois os textos a serem publicados que ajudariam a educar as massas, nós todos, o povo.

tags:

Já não é nem a primeira nem a segunda vez que Pacheco Pereira faz tiradas deste género. O que me irrita em PP, é a sua suposta superioridade intelectual, como se ele fosse o máximo e os outros fossem todos inferiores. Mesmo dizendo que o João Gonçalves é o blogger que ele mais lê nem sequer admite que é um dos melhores; que é efectivamente.

O que PP não entende é que a blogosfera e os blogues assumem cada vez mais, em democracia, uma grande importância pois dão voz ao comum cidadão. É óbvio que nem toda a gente tem a cultura que PP tem e na blogosfera encontra-se opiniões muito estúpidas mas o desprezo que Pacheco Pereira demonstra pelos seus homónimos a tal superiodade intelectual, faz com que ele se contradiga. Dá a sensação que ele acha que para se ter um blogue é preciso preencher um determinado requisito. E isso vai precisamente contra a essência dos blogues. Um blogue não é um jornal, não é um artigo. O que escrevemos normalmente, são opiniões baseadas muitas vezes em notícias ou em factos reais mas nonetheless, opiniões. E válidas ou inválidas, é próprio do exercicio da Democracia exister estas tais opiniões. PP tem que descer do pedestal e perceber que nem toda a gente pode ter a sua fantástica inteligência
Daniela Major a 30 de Dezembro de 2008 às 13:02

Completamente de acordo, Daniela.

É JPP que se transforma num espécimen repelente de intelectual porque sem humildade ou sensibilidade para ver além de si mesmo.

PALAVROSSAVRVS REX a 30 de Dezembro de 2008 às 17:47

-Calma Joshua, o sr. deve saber o que escreve, nós humildemente fazemos parte dos 99%.

"Presunção e água benta cada qual toma a que quer" (acho que o ditado é assim).
Além do que já foi dito.... é uma chatice quando as coisas se democratizam... abruptamente sem darem tempo a que, "os da Bayer" se distanciem!...
:))
mdsol a 30 de Dezembro de 2008 às 19:09

-Pois, nem todos somos iluminados, por isso existe sempre quem se disponha a pensar por nós. Pode-se tirar as pessoas do marxismo, mais difícil è tirar o marxismo das pessoas.

Considero parvas esse género de generalizações. É como afirmar que todos aqueles que tenham perda de cabelo e usem barba não sabem escrever. Possivelmente, JPP precisará de alargar os horizontes.
Jorge a 30 de Dezembro de 2008 às 20:30

-Precisará sobretudo de respeitar os outros, e claro, é livre de consumir apenas o que entende, como todos nós.

«é livre de consumir apenas o que entende»

Sem dúvida; referia-me à generalização de JPP, já que há por aí fora coisas de muito interesse.
Jorge a 30 de Dezembro de 2008 às 21:42

EU CONCORDO COM O GAJO , ATE PQ SE HOUVESSE SO MEIA DUZIA DE BLOGUES ALINHADOS COM O PACHECO EU PERDIA MENOS TEMPO A LER BLOGUES
ORA PORRA PACHECO , CRESCE E APARECE DEMOCRATA DE ULTIMA HORA
JOÃO COSTA
ALEM DISSO QUEM TEM BLOGUE SEM CAIXA DE COMENTARIOS NÃO PODE SER GRANDE ESPINGARDA
joao costa a 31 de Dezembro de 2008 às 01:13

eu gosto do fword que me respondeu a um mail com humildade e simpatia. Mas não é só este o motivo. desculpem la qualquer coisinha mas aqui o trex fez uma boa escolha. o blogue é mesmo muito bom
Mauro a 31 de Dezembro de 2008 às 18:23

mais sobre mim
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





comentários recentes
comunismo=fascismo
Gostam de falar sobre os mamarrachos mas esquecem ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
A Censura anda muito activa nos comentários dos bl...
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
arquivos
links
Twingly BlogRank
blogs SAPO