La démocratie donne toute sa valeur possible à chaque homme, le socialisme fait de chaque homme un agent, un instrument, un chiffre. - Alexis de Tocqueville
27
Jul 08
publicado por António de Almeida, às 20:33link do post | comentar

 

        -João Moutinho é apenas mais um jogador português a mostrar insatisfação, pretendendendo rescindir um contrato livremente assinado. Nos últimos anos tivemos Simão no Benfica, este ano Ronaldo e Quaresma, tendo já Miguel Veloso dado sinais no mesmo sentido, todos sem o mínimo de respeito para com os clubes que os projectaram. Curiosamente ou talvez não, são jogadores formados nas escolas do Sporting C.P., se somarmos a estes, no passado Paulo Futre e Luis Figo, não posso deixar de registar que a formação leonina pode ser uma fabrica de talentos, mas com falta de caracter. Talvez fosse boa ideia acrescentar uma disciplina de ética na Academia de Alcochete.

tags:

António,

O talento é educativo....mas ele só não basta!

Nélson Rodrigues dizia “toda unanimidade é burra!”.
.... a burrice a qual ele se referia é a falta de caráter também.
-----------
Bem, tenho que aprender as maravilhas deste mundo futebolístico... para depois voltar e comentar sobre esse logotipo leonino... [risos]

Bom começo de semana!

(a)braços,flores,girassóis :)
Lampejos a 28 de Julho de 2008 às 05:53

Julgo que serem formados no SCP é irrelevante, a questão é mesmo o "cash". Acenam-lhes com milhares - muitos milhares - e logo ratam a corda. Julgo que perniciosa é a influência cada vez maior dos empresários, que por cada transferência recebem uma avultada comissão, e estes meninos não sabem, não conseguem resistir à presão daqueles que lhes estão muito próximos.

Não sendo sportinguista, tenho muita pena de ver um jogador que admiro enredado nesta teia.
Sagitário a 28 de Julho de 2008 às 08:51

Não lhe parece um pouco gasta essa tendência de apontar as falhas de carácter à Academia de Alcochete? É que, assim de repente, lembro-me de vários jogadores formados noutros clubes e que forçaram a sua saída ou até saíram em litígio com os clubes, e que nem foram formados pelo Sporting. Lembro-me de Manuel Fernandes, Miguel (embora este tenha feito parte da sua formação no Sporting, é verdade), Derlei , Maniche , Jardel...
Eu diria que há dois elementos comuns: o dinheiro, que dá a volta à cabeça de qualquer um, e os empresários, o que vai dar ao mesmo. É preciso não esquecer que os empresários são muito menos gestores de carreira do que comissionistas. E o de Moutinho não é nenhum santo, tendo estado envolvido em algumas das transferências ou negociações mais polémicas do futebol inglês, e não só.
Pela declaração da Sporting SAD , percebe-se que Moutinho apresenta argumentos que vão para além da vontade pessoal, e que envolverão, é o que presumo, alguma questão mais delicada como a saúde de um familiar, que seria mais bem tratado em Inglaterra (continuo a especular). Nem isto lhe dá o direito de afrontar publicamente a entidade que, com muito esforço, o tem projectado e tem defendido o seu lugar no clube (é preciso não esquecer que JM tem 21 anos, e não haverá mais do que 2 ou 3 jogadores mais bem pagos no SCP ). E não o exime de defender essa sociedade, mais ainda pela posição de capitão de equipa (o segundo mais jovem de sempre).
A juntar a isto há ainda o factor carreira: com que propósito, senão pelo dinheiro, quererá um jogador transferir-se de um clube como o Sporting, que embora periférico e pobre tem presenças regulares na Liga dos Campeões, na UEFA e foi campeão nacional duas vezes nos últimos 8 anos, pelo Everton , menos pobre em dinheiro mas tão pouco atractivo em termos competitivos?
Alvaro a 28 de Julho de 2008 às 09:37

-Todos os jogadores têm o direito de ser transferidos, desde que alguém pague, ou no final dos contratos livremente assinados. Claro que a falta de caracter não é um exclusivo do SCP, muito menos de Alcochete que esiste há pouco tempo, mas não deixa de ser verdade que os melhores jogadores formados no SCP, têm deixado algo a desejar. Então se compararmos Figo a Rui Costa...

Em que é que o Rui Costa tem melhor carácter que o Figo, por ter voltado ao SLB? Sinceramente, eu se tivesse oportunidade de viver e jogar em Madrid, Barcelona ou Milão, cidades que tenho a felicidade de conhecer, não voltaria a Portugal senão pontualmente para matar saudades das gentes e da praia. O resto é demasiado triste. Nem mesmo o amor ao clube me faria mudar de opinião.
Quanto à saída para o Real, é preciso não esquecer que o Figo andou com o Barcelona às costas e que o clube não lhe "pagou" na mesma moeda. Depois foi só ter a carreira nas mãos do José Veiga e deu no que deu.
O Figo tem família no estrangeiro, casou com uma mulher que não é portuguesa, tem filhas que não nasceram em Portugal... Não é o emigrante típico como o Rui Costa, que acabou a comissão além-fronteiras e voltou a casa.
Mas sim, vendo bem as coisas, acho que o Figo peca por ser demasiado ambicioso. Foi-o no Sporting, no Barcelona, no Real, no Inter.
Nesse capítulo, acho que a detecção de talentos e a formação não tem conseguido valorizar os jogadores, nem sei se isso é possível: que seriam jogadores como Futre, Figo ou Ronaldo sem essa capacidade extra que a ambição lhes dá para progredirem e trabalharem cada vez mais?
Alvaro a 28 de Julho de 2008 às 12:40

Figo andou com o Barcelona às costas

-Ninguém lhe pediu que assumisse posições políticas defensoras da autonomia catalã, ele fê-lo, deram-lhe a braçadeira, transferiu-se para o único clube que não deveria. Mesmo pela selecção nacional, após o Euro 2004 manifestou-se indisponivel, tinha de "gerir" a carreira no Real Madrid, Del Bosque atirou-o para o banco, Portugal estava qualificado para o Mundial 2006 sem o seu contributo, miraculosamente a disponibilidade voltou. Lamento meu caro, não gosto de Luis Figo.

Pois, eu também preferia que ele tivesse dado algum a ganhar ao Sporting, em vez de sair a troco de uma gorjeta do Barcelona, como saiu.
Também preferia que ele tivesse sido campeão no Sporting, em vez de correr depressa para o estrangeiro.
Também preferia que ele tivesse ficado por Barcelona, em vez de fazer a triste figura da transferência para o Real.
Também preferia que ele tivesse ficado de fora da equipa nacional que tanto nos envergonhou em 2002, já que não estava em condições físicas para jogar.
Mas, ao mesmo tempo, não me posso esquecer que Figo foi um extraordinário jogador, realmente empolgante nos momentos altos da sua carreira, que soube jogar para as equipas em que alinhou, que emprestou à selecção qualidade, liderança e ambição que fizeram a diferença.
Quanto às falhas, continuo a dizer: são fruto da ambição. Umas vezes são admissíveis, outras nem tanto. Por exemplo, no regresso à selecção, pelo menos foi claro ao ponto de dizer: "meus amigos, neste momento não tenho disponibilidade para andar a fazer viagens com a selecção, para joguinhos da treta". Se foi seleccionado foi porque alguém sentiu a falta dele na equipa. Sempre se resguardou em termos físicos, e isso permitiu-lhe fazer uma carreira sempre em bom nível, sem grandes mazelas.
E o resto: é jogador de futebol e basta. Quem orbita ali à volta tem muita responsabilidade nas opções que vão tomando.
Assim de repente, só me lembro de um jogador sem empresário, o Pedro Barbosa, que acabou por fazer uma carreira mediana tendo em conta o potencial que tinha. O que teria sido se fosse mais ambicioso? Se tivesse alguém por trás a puxar por ele?
De certeza que no caso do Moutinho a situação é semelhante. A Bola parece que fala em dinheiro por receber, mas cá por mim não passa do Zahavi a dar a volta ao miúdo para ganhar mais uns milhões. Como de certeza que também anda o do Ronaldo, o do Veloso e o do Quaresma.
Alvaro a 28 de Julho de 2008 às 16:53

-De acordo com a quase totalidade do comentário. Mas não posso deixar passar que ainda junior, quando os empresários ainda não o influenciavam, nem o próprio tinha certeza de chegar tão longe quanto foi, assinou por SLB e SCP na mesma época, e aí estamos a falar de caracter. A qualidade do jogador, essa é inquestionavel, de resto como a gestão da carreira, embora não goste dele, reconheço-o para lá de qualquer dúvida.

mais sobre mim
Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9





comentários recentes
comunismo=fascismo
Gostam de falar sobre os mamarrachos mas esquecem ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
A Censura anda muito activa nos comentários dos bl...
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
arquivos
links
Twingly BlogRank
blogs SAPO